E aí, você arrisca algum palpite?

Que o número de Administrador no Brasil vem crescendo nos últimos anos, disso ninguém duvida.

A Administração é uma das carreiras mais procuradas pelos jovens que estão ingressando nas universidades.

Muito se deve ao seu caráter amplo de atuação, que oferece ao estudante a possibilidade de se especializar em uma área específica, de acordo com seu interesse. E, claro, pelo número gigantesco de empresas que existem no Brasil.

Quantos Administradores existem no Brasil?

Mas afinal, quanto são realmente os profissionais formados em Administração em nosso país? Em quais estados eles estão distribuídos?

Abaixo você confere as respostas a estas perguntas:

Segundo o último levantamento realizado pelo CFA – Conselho Federal de Administração, juntamente com os CRAs – Conselhos Regionais de Administração, a situação dos Administradores registrados em Julho de 2014 era a seguinte:

quantidade de Administradores no Brasil

Resumindo, atualmente, o Brasil possui mais de 390 mil Administradores registrados no Sistema CFA/CRAs, entre pessoas físicas e jurídicas.

E este número só aumenta!

Mas é preciso lembrar que a pesquisa só considerou os Administradores registrados. Ou seja, ela não incluiu os Administradores recém-formados que ainda não realizaram o seu registro, bem como os profissionais formados que não se registraram por não atuarem como Administradores.

Ainda segundo a pesquisa, o estado de São Paulo é o que mais possui Administradores registrados, com 63.463 (PF) e 7.811, seguido pelo Rio de Janeiro, com 46.451 (PF) e 5.201 (PJ). Minas Gerais aparece em terceiro.

Estudantes de Administração

Além de evidenciar o amplo crescimento da área de Administração no Brasil, esta pesquisa liga o alerta para a alta concorrência no mercado, mostrando cada vez mais que a especialização e desenvolvimento profissional são peças-chave hoje em dia.

Segundo dados do Censo da Educação Superior, realizado em 2012, o curso de Administração teve 833.042 matrículas somente naquele ano. Estes dados consolidam o curso superior em Administração como o mais procurado do Brasil.

Estima-se que, no Brasil, existam mais de 1.500 cursos superiores de Administração, que formam, por ano, mais de 114 mil Administradores.

Portanto, Administradores, foquem em suas carreiras e busquem maneiras de se destacarem no mercado. A concorrência está grande! 🙂

7 COMENTÁRIOS

    • Olá Larissa, como vai?
      Os dados foram tirados do site do próprio CFA. Eles mantém este tipo de pesquisa lá para todos os anos anteriores. Dá uma olhadinha lá que você consegue encontrar fácil.
      Obrigado pela visita! Grande abraço e sucesso!

  1. […] e privados. Para se ter uma ideia, de acordo com o censo da educação superior de 2012, este é o curso superior mais procurado do país com mais de 800 mil matrículas naquele ano. O que me preocupa no entanto, é o que vamos fazer nos […]

  2. […] Com pouco mais de 400 mil profissionais no mercado, cerca de 2.600 cursos superiores e por volta de 114 mil novos estudantes formados saindo das faculdades anualmente, o que, à primeira vista aparenta um excesso, esconde uma necessidade gritante: pesquisas apontam que 65% das empresas têm carência de profissionais de Administração para suprir a demanda do mercado empresarial. Se considerarmos que o Brasil possui hoje mais de 17 milhões de empresas ativas, nem mesmo projeções antigas de 2 milhões de profissionais formados na década atual (que não se realizaram) dariam conta do recado. […]

  3. Uma falha que estou vendo em administração é a falta de um espaço de específico do adm, sabe participei de uma seleçao de estrágio onde a vaga era para adm ,porém tinha muitas pessoas de outras árias, pincipalmente engenheiros ,nós adm não podemos exerce atividade em outras árias porque o conselho deles não deixa, e eles podem exerce em nossa aréa , sinceramente estou pensando em mudar de ária devido este fato, serio eu formado em outra aria poderei além das vagas nessa aria e em outra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here