Hoje já se sabe que o mapeamento de processo é um procedimento de extrema importância para a correta fluência das atividades de uma empresa. Com ele é possível identificar gargalos e falhas nos processos, entender a sequência e a importância das atividades e outros. Porém, muitos gestores acabam deixando de lado o redesenho desses processos, tornando-os obsoletos.
Redesenho de processos
É preciso ter em mente que os procedimentos das empresas devem ser dinâmicos. Eles precisam funcionar com o objetivo de facilitar e permitir a melhor fluência das suas atividades, ganhando tempo e gerando maior lucro para a empresa.
Portanto, é preciso que os processos mapeados sejam revistos constantemente, identificando necessidades de alterações, atualizações, inserção de sistema de informação e outros recursos pertinentes a cada tipo de organização. Ou até mesmo excluir uma etapa do processo que já não tenha significativa importância para a organização.
O Redesenho de processos representa uma estratégia importante para a otimização e o desenvolvimento destes. Por isso, as práticas da revisão constante, mapeamento e redesenho dos processos são tão relevantes para manter viva a atividade da empresa. Tudo precisa estar atualizado e funcionando perfeitamente para que a organização possa se manter de pé por um longo tempo. Visando sempre a melhoria contínua.
E você, já participou de algum processo de redesenho em sua empresa ou na empresa em que trabalha? Conte para nós suas experiência, deixe sua opinião nos comentários abaixo.
Olá Gustavo, como faço para contratar a sua consultoria?