Esta resenha é mais um fruto da parceria de sucesso entre o blog Sobre Administração e a Editora Campus Elsevier.

Terminei de ler há alguns meses o best-seller “A Cauda Longa“, de Chris Anderson, editor-chefe da Revista Wired e fiquei encantado com o conteúdo que o autor nos traz. Este livro fantástico, que já vendeu milhares de cópias no mundo inteiro, traz um novo conceito de análise de mercado: A Cauda Longa.

Este conceito inovador de negócios analisa o mercado de uma forma completamente nova, visando identificar novos nichos rentáveis em meio a milhares de produtos e serviços ofertados por aí. É uma análise do mercado, mas também da sua empresa, seus produtos e serviços.

Em suas 240 páginas, A Cauda Longa ensina como lucrar com a fragmentação dos mercados, identificando aqueles que são responsáveis por uma fatia maior do faturamento da empresa, mas que não possuem a devida atenção dos gestores, uma vez que não são os principais produtos da empresa. O subtítulo do livro mostra bem isso: “Do mercado de massa para o mercado de nicho”.

Além disso, o autor aplica esta nova visão no contexto da gigante internet, dos motores de busca como o Google, das formas de comunicação online como os blogs e, também, filmes, vídeos etc. Ele faz uma análise muito interessante sobre estes aspectos, o que nos faz rever certos conceitos e enxergam pequenos detalhes com um olhar mais apurado.

Este é, sem dúvidas, um livro instigante, que lhe faz querer ler uma pagina após a outra sem parar, em busca de mais informações sobre esta análise diferenciada e que promete revolucionar a forma como encaramos o marketing e as vendas de uma empresa. Acredito que todo profissional deva ler este livro, ele abre sua mente e seus horizontes.

Gostaram da dica de leitura de hoje? Você já leu o livro e quer contar pra nós o que achou? Deixe um comentário abaixo, participe!

4 COMENTÁRIOS

  1. Li meses atrás. Não conhecia bem aidna o autor. Recebi a indicação de alguém e decidi ler. O livro é realmente bem conciso e nos remete a identificar claremente que ainda existe e sempre existirá nichos a explorar. Vale a pena realemente a leitura!
    Abrs

    • Olá Cláudia, que bom que gostou da resenha. O livro é realmente muito interessante e abre nossa mente para muitas coisas que não prestamos atenção com relação ao mercado, marketing etc. Vale muito a leitura.
      Obrigado pela visita e comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here