Para quem ainda não conhece, Winston Churchill foi um dos maiores líderes do século 20. Sua história de vida inspira muitas pessoas até hoje, sejam elas gestoras ou não. A resenha que trago hoje é sobre um livro diferente, que conta a trajetória deste personagem fascinante da história mundial mas de uma forma um pouco inusitada, trazendo fatos e observações que pouca gente sabe sobre Winston Churchill.

O livro entitulado “Winston Churchill CEO – 25 lições indispensáveis para líderes extraordinários“, escrito pelo autor Alan Axelrod e publicado pela editora Campus Elsevier, conta a história de vida de Churchill, mas principalmente, trata de lições fantásticas que ele nos deixou ao longo de sua trajetória. Como o próprio subtítulo do livro diz, o autor nos mostra lições empreendedoras que com certeza irão inspirar muitos líderes mundo a fora.

Segundo Axelrod, Winston Churchill foi um homem que se destacou por sua perspicácia inigualável, coragem indomável e liderança visionária, tornando-se um exemplo para os CEOs e empreendedores que buscam atingir o tão almejado sucesso empresarial.

O autor divide o livro em 25 capítulos, cada um debatendo sobre uma lição deixada por Winston Churchill. Abaixo, separamos 16 das 25 lições abordadas pelo livro para vocês conhecerem um pouco do que o livro trata. Mas fiquem tranquilos, a melhor parte do livro nós não contaremos! (;

1. Sempre usufrua a sensação;
2. Defina o seu destino;
3. Fracasse e aprenda;
4. Não tente ser alguém que você não é;
5. Diga sempre a verdade;
6. Oriente-se pela sua bússola;
7. Estabeleça limites;
8. Aceite a incerteza;
9. Ofereça o prilégio do sacrifício;
10. Aproveite a adversidade;
11. Coloque as ameaças em seu devido lugar;
12. Valorize o fundo do poço;
13. Pratique a arte da consciência;
14. Aceite as dificuldades como oportunidade;
15. Reúna bons parceiros;
16. Adapte-se ao momento e ao local;

Ao final do livro, é possível perceber como os ensinamentos deste grande homem mexem com a gente e nos fazem olhar o mundo com outros olhos, mais atentos e direcionados para o objetivo maior. Sem dúvidas, este livro transformará a forma como os CEOs de hoje conduzem sua vida e suas empresas, dando a eles lições valiosas e que durarão para sempre.

Promoção

E você pensou que não teria promoção pra vocês? Ledo engano! Como já é de costume aqui no blog Sobre Administração, além da resenha apresentada acima, vamos presenteá-los com um exemplar desta obra brilhante. E como sempre, pra participar é muito fácil.

Desta vez, resolvemos contemplar todos os nossos leitores nesta promoção: os que tem twitter, facebook etc., e também aqueles que não tem. Por isso, a promoção ocorrerá aqui embaixo nos comentários deste post, aberta para todos vocês! Yeah!

Para concorrer ao exemplar de “Winston Churchill CEO”, basta seguir o passo-a-passo abaixo:

  1. Escolha, dentre as 16 lições de Churchill listadas acima, aquela que na sua opinião é a mais importante de todas para um gestor;
  2. Em seguida, deixe um comentário neste post dizendo qual foi a lição escolhida e por que ela é a mais importante, na sua opinião; (não esqueça de dizer o por quê!)
  3. Pronto! Agora é só aguardar o resultado da promoção!

O criador da melhor resposta (na nossa opinião) ganhará o livro! Muito simples, não? Lembrando que você só pode participar uma vez, ok? E deve respeitar o pedido acima, seguindo o modelo “lição + explicação”. Qualquer comentário diferente disto será desconsiderado. O resultado será divulgado na próxima sexta-feira, dia 21/10 aqui mesmo neste post.

Vamos lá pessoal, participem! O livro vale muito a pena! 🙂

Resultado

E depois de muito analisar as frases enviadas por vocês, escolhemos aquela que vai levar um exemplar do livro “Winston Churchill CEO”. Todos prontos? A frase vencedora da promoção, enviada por Nadia Cristina, foi a seguinte:

16. Adapte-se ao momento e ao local – Um bom gestor nos dias de hoje tem que ser um camaleão… adaptando sempre ao momento, as vezes de crise, as vezes de glória… Tem que saber lidar com as situações que surgem com olhar crítico e cabeça aberta a mudanças. Novas atitudes e estratégias inovadoras são essenciais para uma boa adaptação e superação. Para conseguir adaptar-se o gestor precisa ser autêntico, hábil, ousado e que tenha coragem de correr riscos em busca de soluções para os problemas. Adaptar é vencer… Quem se adapta com facilidade tem sucesso garantido.”

Parabéns à Nádia Cristina pela vitória! Pedimos que entre em contato conosco, enviando os dados pessoais para envio do livro.

Então é isso, pessoal. Chegamos ao final de mais uma promoção. Muito obrigado a todos que participaram. E se você não ganhou desta vez, fique tranquilo! Muito em breve teremos outra promoção super bacana, é só ficarem ligados aqui no blog, em nosso twitter e facebook para saberem das novidades. Ok?

Até a próxima!

32 COMENTÁRIOS

    • Bom dia, na minha opinião é a lição 14- aceite as dificuldades como oportunidade! 
      As empresas, geralmente as grandes empresas nem sempre tem os melhores líderes, porém elas funcionam na inércia, o vento sopra a favor e elas crescem normalmente, mas poderiam crescer 10,20,100 x mais. Mas nem sempre a situação é favorável e ai que nós vemos o surgimento dos grandes líderes, na crise uns vendem lenços e outros choram, essa é a diferença. É neste momento que você sabe se é um verdadeiro administrador, sabendo tomar decisões difíceis e enquanto os outros não veem soluções.

      Estou no segundo período da faculdade, aprendendo muito e descobrindo o poder da leitura, estou simplesmente fascinada e quero aprender cada vez mais,quero muuuuito ganhar esse livro!!! 🙂

  1. Lição: 14ª
    Justificativa: Na vida de um gestor é preciso sempre encarar as dificuldades como um “trampolim” para o seu sucesso profissional. É justamente nesse momento que se tem a possibilidade de aprender cada vez mais, pois quando está tudo indo bem não costumamos nos preocupar muito em nos aprimorar, ficamos iludidos por uma falsa sensação de pleno conhecimento. Mas a atividade de um administrador requer constante atualização e aprimoramento, portanto é preciso estar sempre aprendendo e enfrentando barreiras. Além do mais, essa lição está embutida implicitamente em algumas outras, tais como a terceira (fracasse e aprenda), a décima (aproveita a adversidade) e a 16ª (adapte-se ao momento e ao local), sendo, assim, um dos alicerces fundamentais na formação de um líder.

  2. Lição: 14ª
    Justificativa: Na vida de um gestor é preciso sempre encarar as dificuldades como um “trampolim” para o seu sucesso profissional. É justamente nesse momento que se tem a possibilidade de aprender cada vez mais, pois quando está tudo indo bem não costumamos nos preocupar muito em nos aprimorar, ficamos iludidos por uma falsa sensação de pleno conhecimento. Mas a atividade de um administrador requer constante atualização e aprimoramento, portanto é preciso estar sempre aprendendo e enfrentando novas barreiras. Além do mais, essa lição está embutida implicitamente em algumas outras, tais como a terceira (fracasse e aprenda), a décima (aproveita a adversidade) e a 16ª (adapte-se ao momento e ao local), sendo, assim, um dos alicerces fundamentais na formação de um líder.

  3. 14. Aceite as dificuldades como oportunidade; Eu como futura administradora vejo esta lição base para qualquer gestor. Devemos enxergar e aceitar as dificuldades como oportunidades, pois são nos momentos mais difíceis que surgem as grandes ideias, e só neles aprendemos. 
    Como diz o próprio Winston Churchill: ” O pessimista vê dificuldades em cada oportunidade. O otimista vê oportunidades em cada dificuldade,” Nós devemos ser sempre otimistas, e devemos enxergar cada problema, como um degrau para almejar a grande  e sonhada VITÓRIA! 

    QUEROO O LIVRO Winston Churchill CEO  =] 

  4. Lição 2: porque quem não sabe onde quer chegar corre o risco de ficar eternamente “correndo sem sair do lugar”. Objetivos bem traçados para, então, serem alcançados!

  5. 3ª – Fracasse e aprenda
    Uma boa lição para servir em qualquer situação de nossa vida. Em algum momento algo não dará certo e vamos fracassar, o importante é extrairmos as lições de cada fracasso e transformá-lo em algo positivo.

    Afinal, é através do fracasso que nós aprendemos de verdade e atingimos o sucesso, definido pelo próprio Churchill dizendo uma de suas célebres frases: “Sucesso é ir de um fracasso a outro sem perder o entusiasmo”

  6. 3 – Fracasse e aprenda; Acredito que essa seja a melhor lição,
     pois não importa o quão perfeita uma pessoa possa ser, tanto profissional
    como pessoalmente, uma hora ou outra todos fracassam, por diversos motivos e em
    diferentes graus, mas fracassam, o que faz diferença para que algumas alcancem
    o sucesso é a lição que elas tiram de seus fracassos e usam a seu favor.

  7. 10ª Lição – Aproveite a adversidade – Num ambiente competitivo, no qual as organizações se encontram hoje, com concorrências mais agressivas, audaciosas e sofisticadas e com alterações macro e microambientais cada vez mais velozes, tomar a decisão da melhor alternativa, leva-nos a elencar uma gama de opções diversificadas e, um brainstorm  não saíra de 30 pessoas com a mesma cultura e diversidade! Colocar numa roda de decisão, pessoas com culturas, perfis, pensamentos, ideais, conquistas, hierarquias, diferentes, faz com que seu leque de escolhe seja rico, faz com que as decisões a serem tomadas estejam numa vertente UNIVERSAL, pois empresas que não aproveitam a diversidade, acreditam, ainda, que estão isoladas de um sistema maior chamado UNIVERSO!

  8. Lição 1:
    Justificativa: É necessário usufruir da sensação para ter completa noção do que aquele experiência, boa ou ruim, tem a lhe oferecer no futuro de liderança. Apenas com o sentimento, a lição da experiência será aprendida e refletida em futuras decisões

  9. Lição 13. Pratique a arte da consciência;Os melhores líderes são conscientes de suas decisões, desde porque a tomaram até os seus efeitos na empresa, funcionários, parceiros e clientes. Tomar decisões conscientes é (no mínimo) garantir uma consciencia limpa no fim do dia.

  10. Lição número 2 – Defina o seu destino.Se você não decidir o seu destino, não definir quem e o que você quer da vida, não será uma pessoa realizada porque estará constantemente em busca do “nada”. Estará em busca de algo que não sabe o que é, típico de uma pessoa sem princípios, sem vontades e sonhos. Ao definir o que você quer ser, seu objetivo é melhorar cada dia mais, é chegar naquele ponto e ser uma pessoa realizada, fazendo o melhor sempre, porque foi por aquilo que você se propôs.

  11. Lição 14. Aceite as dificuldades como oportunidade
    Porque no momento das dificuldades é que surge as ideias vencedoras. Deixamos de nos acomodar e criamos soluções para reverter o quadro dificultoso e alcançamos o devido sucesso.

  12. 15 Lição: Reúna bons parceiros.

    Em nossa vida pessoal e profissional necessitamos de um bom networking, bons contatos para que nossos caminhos e decisões se viabilizem de forma mais concreta e mais rápida. Através dos nossos relacionamentos conseguimos boas oportunidades e indicações de negócios, além de termos a chance de aprendermos mais com quem entende ou está mais tempo no mundo dos negócios. É uma forma de adquirirmos experiência e conhecimento profissional e pessoal, lembrando que o conhecimeno ninguém nos tira e nos é útil para a nossa vida inteira.

  13. 16. Adapte-se ao momento e ao localUm bom gestor nos dias de hoje tem que ser um camaleão… adaptando sempre ao momento, as vezes de crise, as vezes de glória… Tem que saber lidar com as situações que surgem com olhar crítico e cabeça aberta a mudanças. Novas atitudes e estratégias inovadoras são essenciais para uma boa adaptação e superação. Para conseguir adaptar-se o gestor precisa ser autêntico, hábil, ousado e que tenha coragem de correr riscos em busca de soluções para os problemas. Adaptar é vencer… Quem se adapta com facilidade tem sucesso garantido.

  14. 6. Oriente-se pela sua bússola;
    Muitas vezes deixamos passar boas oportunidades de inovar e se diferenciar no mercado por acreditar que possamos estar errados. Cometer erros faz parte do processo de aprendizagem. No entanto, é importante saber escutar a sua razão, ela pode trazer caminhos ainda não encontrados e com resultados tão satisfatórios quanto se almejava. Nem sempre, o mais experiente tem a melhor visão, em alguns momentos, estes podem estar sofrendo de um ciclo ou visão viciosa.

  15. Lição 5-Diga sempre a verdade. De nada adianta construir um império se suas “paredes são de barro”,dizer sempre a verdade é muito,pois um dia a máscara cai e tudo o respeito conquistado ao longo de sua trajetória certamente desmoronará. 

  16. 2. Defina o seu destino – Esta é a mais importante de todas
    as lições para um gestor, visto que, tudo o que ocorrerá a seguir vai depender
    do que foi traçado como destino. Definir o seu destino significa planejar, se
    projetar a frente dos acontecimentos e enxergar o resultado acontecer. Significa
    visualizar os passos que serão dados e a cada passo, a meta que será alcançada
    para estar mais próximo do seu objetivo. O sucesso ou o fracasso de um sonho ou
    do resultado de um projeto só vai importar se houver planejamento.

  17. 5. Diga sempre a verdade.A honestidade inspira confiança não só nos aliados e clientes como também nos concorrentes e é uma caracteristica dos grandes lideres.Quando se trata de alcançar  metas,definir padrões ou mesmo manter a equipe unida, transmitir a verdade é Imprescindível para o sucesso.

  18. 2 Defina o seu Destino;

    Saber onde se quer chegar é o primeiro passo para começar a planejar ações em prol do resultato. Caminhar sem rumo não trará benificos, pois por mais que eu tenha todas as outras habilidades não terei onde explorá-las, não poderei usufruir dos meus conhecimentos se não tiver um caminho a seguir.

  19. Lição 6. Oriente-se pela sua bússola.

    O caminho correto para a o sucesso encontra-se exatamente naquilo que te motiva e acredita. Se desviar do seu caminho por acreditar que outro será mais fácil, não seguindo a sua intuição e aquilo que realmente é o seu objetivo de vida, poderá se perder nos caminhos vertiginosos do mercado.

  20. 16. Adapte-se ao momento e ao local. O gestor com a mente visionária consegue entender que adaptando-se pode usufruir com muita sabedoria de tantas outras lições que cada momento vivido pode trazer ao dia a dia.

  21. 5- diga sempre a verdade -pois quem diz a verdade não precisa nunca se lembrar do que disse como faz quem mente afinal a verdade conduz ao caminho único que guiará vc ao encontro da sua satisfação pessoal q nada mais é de estar bem consigo mesmo. A VERDADE ACOMPANHA O HOMEM CORRETO A MENTIRA UM DIA LHE ABANDONARÁ.

  22. 14. Aceite as dificuldades como oportunidade! Um bom gestor sabe visualizar oportunidade até nas dificuldades, quantas empresas já tivemos de exemplos que se sobressaíram em grandes crises porque viram oportunidade ao invés de lamentarem prejuízos e afundar junto. Eu acredito que nadar contra a maré não é fácil mas se tiver visão empreendedora e trabalhar com amor à profissão, a dificuldade pode render bons frutos.

  23. 16- Adapte-se ao momento e ao local, um bom gestor nos dias de hoje deve estar disposto a mudar sempre e rapido para não ficar pra tras, com a globalização estamos em todos locais sujeitos a mudanças a todo momento, precisamos estar preparados não somente a empresa que trabalhamos como as proximas que podem surgir, aquele que só conseguir gerir somente sua empresa e não for flexivel as mudanças não terá capacidade o suficiente para concorrer com o mercado de hoje. 

  24. 16. Adapte-se ao momento e ao local;
    Para constantemente evoluir, é necessário estar sempre atento às
    inovações da época, a diversidade sempre será uma oportnidade de
    crescimento, anlisar e agir, são tantos objetivos pessoais e
    profissionais.

  25. “15. Reúna bons parceiros;”. Não mais se discute, o Homem é um ser social! Também deixemos de lado os motivos sobre o “pacto social”, que levaram os Homens a viverem em sociedade (os “contratualistas” que me perdoem). Toda essa discussão encontra-se superada diante da nova ordem social; corporativista, mas com responsabilidade social. Que coloca o Homem não mais como o único no centro das atenções (antropocentrismo), mas como  importante participante contemporâneo, emprestando sua existência na relação tempo X espaço, dividida com outros seres, que, da mesma forma, buscam sobreviver ou ocupar papel de destaque. A ideia atual é que o ser humano é parte importante da coletividade e exerce sua tarefa conforme suas habilidades, inerentes ao talento próprio, como forma de superar os desafios com eficiência. Todavia, o indivíduo não é capaz de satisfazer todas as necessidades, quanto mais fazê-la com competitividade, surgindo, então, primeiramente, a possibilidade do escambo. Mas, essa política de trocas supre, apenas, o básico, sendo incompatível com o ideal de riqueza, que, por sua vez, alimenta a maior das fomes, que envolve a alma (lembro da obra “História da Riqueza do Homem, escrita por Leo Huberman). Fato é que o Homem atual não mais busca somente dinheiro, mas também prestígio. E o faz encontrando outros que tenham habilidades que supram suas deficiências, e compartilhem do mesmo interesse, de – quiça – tornarem-se imortais, fazendo parte da História. O que só se alcança (na minha opinião) com parceiros, e não submissos ou subordinados.

  26. 4. Não tente ser alguém que você não é;

    Hoje em dia existem milhares de exemplos de pessoas bem sucedidas em suas vidas,profissional/pessoal e ao lêr suas experiências nos inspiramos e muitas vezes queremos adaptar nossas vidas à vida dessas pessoas na esperança de também conseguir nosso lugar ao sol; Mas a verdade é que cada pessoa é única em todos os aspectos e não podemos viver a vida dos outros, porque não somos iguais e esta é a razão de termos tantos exemplos como Steve Jobs, o próprio Winston Churchill e tantos outros, devem servir de bases,referências,inspiração para nossas vidas/carreiras sem dúvidas;
    Só não podemos esquecer que não existe uma “fórmula” existem experiências de pessoas que estudaram,adaptaram-se,erraram, acertaram,ousaram e conquistaram cada um a sua maneira.
    Se existisse uma “fórmula” não teríamos tantas referências e provalvemente não estaríamos usando o Facebook, a Apple talvez nem existisse, a internet etc.
    Seja você mesmo e quem sabe daqui uns anos o exemplo/inspiração não seja você!

                 

  27. 4. Não tente ser alguém que você não é;

    Hoje em dia existem milhares de exemplos de pessoas bem sucedidas em suas vidas,profissional/pessoal e ao lêr suas experiências nos inspiramos e muitas vezes queremos adaptar nossas vidas à vida dessas pessoas na esperança de também conseguir nosso lugar ao sol; Mas a verdade é que cada pessoa é única em todos os aspectos e não podemos viver a vida dos outros, porque não somos iguais e esta é a razão de termos tantos exemplos como Steve Jobs, o próprio Winston Churchill e tantos outros, devem servir de bases,referências,inspiração para nossas vidas/carreiras sem dúvidas;
    Só não podemos esquecer que não existe uma “fórmula” existem experiências de pessoas que estudaram,adaptaram-se,erraram, acertaram,ousaram e conquistaram cada um a sua maneira.
    Se existisse uma “fórmula” não teríamos tantas referências e provalvemente não estaríamos usando o Facebook, a Apple talvez nem existisse, a internet etc.
    Seja você mesmo e quem sabe daqui uns anos o exemplo/inspiração não seja você!

                 

  28. 14. Aceite as dificuldades como oportunidade; O bom Administrador deve sempre aceitar os desafios e enchergar as oportunidades onde os demais não enchergam, na maioria das vezes as grandes oportunidades estão disfarçadas de dificuldades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here