A dica de hoje é o novo livro do pai do Marketing, Philip Kotler, em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, lançado pela editora Elsevier. Sua nova obra trata sobre a revolução vivida pelo Marketing nos últimos anos, os novos rumos que serão tomados e as novas abordagens utilizadas. Esta importante revolução é chamada pelos autores de Marketing 3.0.

Já no primeiro capítulo do livro nos são mostradas as principais diferenças entre o Marketing 1.0, Marketing 2.0 e o Marketing 3.0, que fazem com que este novo conceito ganhe ainda mais representatividade no meio. Dividido entre “tendências, estratégias e aplicação”, os capítulos do livro trazem informações e argumentos consistentes, baseados em pesquisas recentes que demonstram a evolução do comportamento de consumo ao redor do mundo.

Segundo a obra revela, os clientes modernos não são mais induzidos a comprar apenas pelo valor pago pelo produto ou pela marca do fabricante. Hoje em dia, eles são capazes de ver os produtos e comparar os benefícios e valores gerados por eles. Por isso, é preciso que os profissionais de marketing tratem os clientes como seres humanos completos, dotados de corpo, mente e espírito.

“Os clientes estão mais conscientes, ativos e poderosos do que nunca.”

Muito mais que um conceito, o Marketing 3.0 se apresenta como uma realidade, que, segundo os autores, é vivenciada por empresas que vêem seus consumidores terem maior acesso à tecnologias, maior poder  de comparação de produtos, decisão de compra etc. Por isso, se faz necessário uma nova abordagem de marketing, com visão holística e voltada para o ser humano, não apenas para o consumidor, como era feito há algum tempo.

Acredito que este livro seja uma ótima opção de leitura para os empreendedores que querem se atualizar em relação às mudanças de comportamento dos seus consumidores, bem como de seu mercado de atuação. Marketing 3.0 é um ótimo guia que o auxiliará nesta jornada pela nova era do marketing, com dicas, explanações e exemplos práticos. Um belo diferencial em relação à concorrência.

Com uma leitura interessante e de fácil entendimento, esta obra se mostra apropriada para qualquer tipo de profissional de marketing, desde os mais novos até os mais experientes no mercado.

Pra conhecer mais informações sobre o lançamento de Philip Kotler, Marketing 3.0, acesse o site e confira o sumário do livro.

Acesse: Site do livro Marketing 3.0

13 COMENTÁRIOS

  1. olá Gustavo tudo bom? Gostaria de referencias bibliograficas dessa área, pois estou elaborando um TCC. O tema esta relacionado com a divilgação de uma escola infantil…
    Desde ja agradeço

  2. […] Resenha: Livro Marketing 3.0 de Philip Kotler […]

  3. Ola querido.
    Minha empresa tem 9 anos, e nunca penssamos nesse item, tudo acontece tão rapido, que alguns detalhes são esquecidos.
    Penso en contratar uma pessoa qualificada, sou do Rio Grande do Sul, voce saberia me indicar onde acho esses profissionais?
    abraço, obrigada!

    • Nas universidades!
      Há muitas pessoas capacitadas e preparadas dentro de uma universidade, por menos experiencia que possuem, mas há uma grande bagagem de conhecimentos.

  4. Esta faltando muito Marketing nas organizacoes do Judiciario…sera se ja fizeram uma pesquisa de satisfacao com os demandantes dos Foruns por exemplo..Ja pensou qual seria a nota que os consumidores de servicos dos Foruns dariam ?? Sera que um dia teremos um Marketing 3.0 no Judiciario ??? O Brasil seria outro…com certeza…tudo trava nessas insituicoes por falta de compromisso com o consumidor no atendimento por parte dessas instituicoes. Parabens ao Philip Kotler e seus parceiros Kartajaya e Setiwan pelo livro Marketing 3.0.        

  5. Este livro como muitos do Kotler sao fantasticos, ele fala de coisas que existem porem pocas pessoas se deram conta ou sabiam que existia, e o marketing é uma delas

    aproveitando ainda para responder a pergunta da colega Cintia
    contrate um proficional de Marketing, tanto faz graduaçao tecnologa ou bacharel,
    somente fique atenta para proficionais que dizem serem capacitados em areas pois fizeram curso x, curso y,z…
    no meu caso me dei mal pois escolhi entre 2 proficionais um com 1 curso no SENAC e outro numa “empresa” Quartel Digital
    os cursos do SENAC tem muitos mais peso e renome de mercado suspeite de cursos sem diplomas(como no caso desse quartel digital) e de empresas nao credenciadas ou nao registradas no MEC.

    resumindo cuidado com os proficionais com esses cursos agua com açucar que nao iram ajudar nada a sua empresa porque sao ruins
    listo dois exemplos marketing digital, 8ps e a empresa quartel digital sao todos ruins

    bom é SENAC

  6. O livro Marketing 3.0 é fantástico. Philip Kotler (o guru do Marketing) traz um proposta inovadora a respeito na forma de se fazer marketing nesse século XXI. Eu li e recomendo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here