Home Resenhas

Resenha: Livro Relatório Toyota

6
18 Flares 18 Flares ×

Bom pessoal, hoje venho falar para vocês sobre o excelente livro Relatório Toyota, recente lançamento da Editora Ediouro. Comecei a ler há algumas semanas e não consegui parar mais. O livro traz grandes revelações sobre as estratégias, até então desconhecidas do grande público,  e sobre a história de sucesso da maior montadora do mundo. Vamos a resenha!

Resenha: Livro Relatório Toyota

AutoresResenha: Livro Relatório Toyota

Hirotaka Takeuchi, Emi Osono e Norihiko Shimizu são graduados em business pela Universidade da Califórnia, Universidade George Washington e Universidade Stanford, respectivamente. Hoje são professores de uma das melhores escolas de negócios do Japão, a Hitotsubashi University, além de palestrantes de conferências e seminários em todo o mundo.

Takeuchi também trabalha em conjunto com o professor Michael E. Porter da Universidade de Harvard, com quem foi co-autor do livro “Can Japan Compete?“.

O livro

Os autores nos trazem neste livro revelações e, principalmente, as grandes contradições responsáveis pelo sucesso estrondoso da Toyota pelo mundo. Bem como toda sua trajetória em números, gráficos e imagens, desde sua fundação até os dias de hoje.

Neste registro histórico, os autores nos mostram também o resultado de  6 anos de pesquisas e acesso, sem precedentes, aos arquivos da Toyota, além, é claro, de  centenas de  entrevistas com funcionários e líderes da empresa.  Analisando no decorrer da leitura as 6 forças contraditórias que mantêm este fenômeno em movimento. São elas:

  1. Mover-se passo a passo e também através de grandes saltos;
  2. Cultivar a frugalidade e gastar importâncias imensas;
  3. Operar com eficiência e de modo supérfluo;
  4. Cultivar a estabilidade e um estado mental paranóico;
  5. Respeitar a hierarquia burocrática e dar liberdade para discordar;
  6. Manter uma comunicação simplificada e complexa.

Forças estas que são colocadas umas contra as outras  a fim de assegurar  um processo de  inovação contínua e uma renovação constante de seus processos. (Mas é claro que não falarei aqui como funciona cada uma delas neste confrontamente. Leia o livro e descubra você mesmo! rsrs).

“A tendência da Toyota de acumular capital e recursos humanos em excesso é inteiramente contrária às iniciativas das empresas mais bem administradas.” – Autores

Resenha: Livro Relatório Toyota

Com este livro podemos observar a visão que os diretores da Toyota tem com relação a seus funcionários, tratando-os como verdadeiros trabalhadores do conhecimento. Vemos também sua impressonante relação com fabricantes, fornecedores e vendedores de seus modelos.

Suas políticas de investimento, remuneração e de distribuição de dividendos bem abaixo de seus concorrentes também surpreendem a todos.

Enfim, o modelo de gestão da Toyota, ao mesmo tempo que é contraditório ao extremo, se mostra também muito eficaz para seus objetivos. Nos últimos anos, a empresa deu um salto incrível no ranking de montadoras, graças às suas medidas consideradas malucas, e hoje é a maior montadora de automóveis do mundo.

Este livro, sem dúvidas, é leitura obrigatória para todo tipo de executivo que pretende  alavancar seu negócio, desenvolvendo novas estratégias e entrando em novos mercados por todo o mundo. Já que, segundo os próprios autores estas estratégias podem ser perfeitamente implementadas em qualquer empresa e por qualquer gestor.

E aí, se animou? Então não perca tempo, compre agora mesmo o seu “Relatório Toyota” e comece a mudar os rumos de sua empresa. Boa sorte!!

Para mais informações acesse o mini-site do livro.

Não esqueça de comentar/votar nesta resenha! Obrigado! Resenha: Livro Relatório Toyota

  • Pingback: George Michael » Blog Archive » Resenha: Livro Relatório Toyota

  • Pingback: frugalidade.net - Resenha: Relatório Toyota | Sobre Administração

  • Wladimir

    Realmente os carros da Toyota é uma excelente máquina

    • meire helen

      isso que voçe falou e verdadeiramente correto os carros como as motos também são excelentes….

  • http://www.sobreadministracao.com/ Gustavo Periard

    Olá Wladimir, como está?
    Sem dúvidas os carros da Toyota são de extrema qualidade. Um dos grande motivos do estrondoso sucesso da montadora.

    Abraço

  • Pingback: frugalidade.net - Resenha: Livro Relatório Toyota | Sobre Administração