Bom pessoal, hoje venho falar para vocês sobre o excelente livro Relatório Toyota, recente lançamento da Editora Ediouro. Comecei a ler há algumas semanas e não consegui parar mais. O livro traz grandes revelações sobre as estratégias, até então desconhecidas do grande público, e sobre a história de sucesso da maior montadora do mundo. Vamos a resenha!
Autores
Hirotaka Takeuchi, Emi Osono e Norihiko Shimizu são graduados em business pela Universidade da Califórnia, Universidade George Washington e Universidade Stanford, respectivamente. Hoje são professores de uma das melhores escolas de negócios do Japão, a Hitotsubashi University, além de palestrantes de conferências e seminários em todo o mundo.
Takeuchi também trabalha em conjunto com o professor Michael E. Porter da Universidade de Harvard, com quem foi co-autor do livro “Can Japan Compete?“.
O livro
Os autores nos trazem neste livro revelações e, principalmente, as grandes contradições responsáveis pelo sucesso estrondoso da Toyota pelo mundo. Bem como toda sua trajetória em números, gráficos e imagens, desde sua fundação até os dias de hoje.
Neste registro histórico, os autores nos mostram também o resultado de 6 anos de pesquisas e acesso, sem precedentes, aos arquivos da Toyota, além, é claro, de centenas de entrevistas com funcionários e líderes da empresa. Analisando no decorrer da leitura as 6 forças contraditórias que mantêm este fenômeno em movimento. São elas:
- Mover-se passo a passo e também através de grandes saltos;
- Cultivar a frugalidade e gastar importâncias imensas;
- Operar com eficiência e de modo supérfluo;
- Cultivar a estabilidade e um estado mental paranóico;
- Respeitar a hierarquia burocrática e dar liberdade para discordar;
- Manter uma comunicação simplificada e complexa.
Forças estas que são colocadas umas contra as outras a fim de assegurar um processo de inovação contínua e uma renovação constante de seus processos. (Mas é claro que não falarei aqui como funciona cada uma delas neste confrontamente. Leia o livro e descubra você mesmo! rsrs).
“A tendência da Toyota de acumular capital e recursos humanos em excesso é inteiramente contrária às iniciativas das empresas mais bem administradas.” – Autores
Com este livro podemos observar a visão que os diretores da Toyota tem com relação a seus funcionários, tratando-os como verdadeiros trabalhadores do conhecimento. Vemos também sua impressonante relação com fabricantes, fornecedores e vendedores de seus modelos.
Suas políticas de investimento, remuneração e de distribuição de dividendos bem abaixo de seus concorrentes também surpreendem a todos.
Enfim, o modelo de gestão da Toyota, ao mesmo tempo que é contraditório ao extremo, se mostra também muito eficaz para seus objetivos. Nos últimos anos, a empresa deu um salto incrível no ranking de montadoras, graças às suas medidas consideradas malucas, e hoje é a maior montadora de automóveis do mundo.
Este livro, sem dúvidas, é leitura obrigatória para todo tipo de executivo que pretende alavancar seu negócio, desenvolvendo novas estratégias e entrando em novos mercados por todo o mundo. Já que, segundo os próprios autores estas estratégias podem ser perfeitamente implementadas em qualquer empresa e por qualquer gestor.
E aí, se animou? Então não perca tempo, compre agora mesmo o seu “Relatório Toyota” e comece a mudar os rumos de sua empresa. Boa sorte!!
Para mais informações acesse o mini-site do livro.
Não esqueça de comentar/votar nesta resenha! Obrigado! 🙂
[…] Leia mais deste post no blog de origem: Clique aqui e prestigie o autor […]
[…] supérfluo;; Cultivar a estabilidade e um estado mental paranóico; … Veja o post completo clicando aqui. Post indexado de: […]
Realmente os carros da Toyota é uma excelente máquina
isso que voçe falou e verdadeiramente correto os carros como as motos também são excelentes….
Olá Wladimir, como está?
Sem dúvidas os carros da Toyota são de extrema qualidade. Um dos grande motivos do estrondoso sucesso da montadora.
Abraço
[…] supérfluo;; Cultivar a estabilidade e um estado mental paranóico; … Veja o post completo clicando aqui. Post indexado de: […]