O que você precisa para ser um profissional de sucesso? Muitos responderiam a esta pergunta com respostas prontas, como: estudar, se especializar, falar um segundo idioma etc. Todas estão corretas, claro. Elas fazem parte de uma engrenagem importante que moverá o profissional dedicado rumo ao sucesso em sua carreira.

Porém, na minha opinião, acredito que ainda falte uma parte importantíssima desta engrenagem para que o sucesso profisisonal seja pleno. Algo que não se encontra em nenhuma faculdade de Administração ou MBA, por exemplo. Estou falando da saúde do profissional.

Tão importante quanto cuidar da saúde de sua carreira, é cuidar da saúde do seu corpo. Afinal, é ele quem nos acompanha todos os dias, em todos os lugares, demandando uma alta carga de esforço para se manter sempre saudável em um mercado de trabalho tão competitivo. Ainda mais nos dias de hoje, onde a correria e a pressão nos fazem sofrer de maus psíquicos e, também, físicos.

saúde do profissional de administração

Saúde profissional

No post de hoje vou trazer alguns tópicos que eu julgo serem de alta relevância para que você possa manter o seu corpo sempre saudável, evitando doenças, dores e possíveis acidentes no ambiente de trabalho. São dicas que podem ser aplicadas a funcionários e gestores, estações de trabalho individuais e, também, coletivas. Confira:

Se está acima do peso, emagreça!

Eu sinceramente espero que você não entenda este tópico como algo preconceituoso ou pejorativo. O que quero dizer aqui é que estar acima do peso não é saudável em hipótese alguma. Por mais que você esteja feliz em ser gordinho, é preciso admitir que esta condição pode lhe causar problemas de saúde a médio e longo prazo.

Por isso, mesmo com toda a correria do dia a dia, tente sempre prezar por uma alimentação mais saudável, passando longe dos fast-foods que encontramos em cada esquina. Eles são tentadores, mas se você começa a comê-los várias vezes por semana, isto com certeza lhe trará problemas de colesterol e triglicerídios altos, pressão alta etc.

Se você mora próximo ao seu trabalho, dê preferência por ir caminhando ou de bicicleta para o trabalho, sempre que esta opção for viável. Faça exercícios físicos regularmente, seja com caminhadas, corridas, ou mesmo na academia. Caso seja possível, almoce em casa todos os dias também, assim você consegue controlar melhor o que anda comendo.

Se você quer dicas completas de como emagrecer de verdade e de forma saudável, eu recomendo o livro Emagrecer de vez, do Rodrigo Polesso. Ele é um guia fantástico, com dicas completas para quem precisa perder peso, mas não sabe como.

Deixe os problemas do trabalho no trabalho

Parece simples, mas não é. Conheço dezenas de profissionais (eu me incluo nesta lista) que não conseguem ir para casa e deixar completamente no trabalho todas as preocupações corriqueiras. Em certo ponto, isto demonstra o profissionalismo e sua constante preocupação em sempre fazer um trabalho melhor.

Porém, em se tratando de uma rotina, este costume pode causar diversos problemas ao profissional, uma vez que ele não consegue se desligar do trabalho, fazendo com que tenha desentendimentos em casa, que não se alimente corretamente etc. Em alguns casos, as pessoas acabam passando mais horas do que deveriam trabalhando do que em casa.

Isto gera stress, que falaremos a seguir, preocupações em demasia, tirando o foco do descanso e do relaxamento quando estamos em casa. Por isso, recomendo que você se desligue do seu trabalho quando estiver em casa para que possa cuidar melhor de si mesmo e de sua saúde.

Melhore a Ergonomia

Ergonomia pode ser definida como a otimização da relação entre um dispositivo usado, seu usuário e a tarefa que deverá ser realizada. Este conceito é muito utilizado para planejar e definir ações de melhoria na postura do profissional quando este está sentado ao computador, fazendo suas tarefas diárias.

Atire a primeira pedra aquele que nunca sentou em frente ao computador jogado na cadeira, ou em uma posição corcunda, ou mesmo com os pés sobre a mesa e o teclado no colo etc. Estas posturas incorretas contribuem muito para o aparecimento de dores nas costas, no pescoço, no pulso, problemas de visão etc.

Por isso, é preciso estar sempre atento à forma como você trabalha, a postura do seu corpo, a forma como manuseia objetos corriqueiros, a maneira como pega objetos pesados do chão etc. Observe também a distância que você mantém de seu monitor.

Olhar diretamente para a tela do computador, estando muito próximo a ele, pode causar sérios problemas de visão, bem como olhar muito para baixo ou muito para cima, quando a altura dele está desregulada, pode lhe trazer problemas de coluna e pescoço.

Veja na imagem abaixo como você deve manter a sua estação de trabalho:

Ergonomia

Aqui vai um checklist para você melhorar a forma como trabalha ao computador. Verifique sempre em sua estação de trabalho os seguintes itens:

  • a altura do monitor;
  • a altura do teclado e do mouse;
  • a altura da cadeira;
  • a altura do encosto da cadeira;
  • o lado em que o mouse lhe causa desconforto no punho;
  • posição das mãos na hora da digitação;
  • posição dos joelhos;
  • altura do apoio para os pés.

Desta forma, você estará evitando muitas dores em seu corpo e, ao mesmo tempo, evitando que problemas de saúde futuros apareçam. Assim, você melhora sua qualidade de vida no trabalho e ainda garante uma carreira mais duradoura, sem interrupções frequentes por problemas de saúde.

Evite o stress ao máximo

Podemos dizer que o stress já é algo inerente do profissional moderno, multitarefa, que precisa atacar diversas frentes para garantir o melhor desenvolvimento do seu trabalho. Aquele profissional que responde por ele e por diversas outras pessoas, que precisa tomar decisões o tempo todo, que assume riscos e que precisa arcar com os resultados de suas escolhas.

São profissionais que possuem pouco tempo para pensar em si mesmos e que, muitas vezes, abrem mão de sua vida pessoal para focar apenas no trabalho. Estes profissionais precisam abrir os olhos para ver que adiar o cuidado com a saúde pode, muitas vezes, estar antecipando o fim de sua carreira por problemas sérios no coração, por exemplo.

Os cuidados com a saúde precisam de maior atenção do que as preocupações do trabalho, dado seu grau de importância para o profissional. Por isso, sugiro que você dedique momentos de seu dia a passar mais tempo com seus filhos, seus cônjuges, seus animais de estimação, ou mesmo com coisas que lhe trazem sensação de bem estar, como a prática de esportes, passeios, viagens etc.

É preciso desligar um pouco a cabeça do trabalho e focar na sua vida fora do escritório. O stress pode acarretar outros problemas psicológicos, como a depressão, a perda de interesse sexual, doenças físicas etc. A nossa dica hoje é: evite-o o máximo que você conseguir.

Layout seguro evita acidentes

O layout do seu escritório, da sua fábrica, ou mesmo da sua loja precisam ser simplificados e otimizados para que a segurança esteja sempre entre as suas prioridades.

Evite deixar caixas, fios de computador e outros objetos espalhados pelo chão, elas são as principais causas de tropeços, quedas, torções etc. Evite, também, manter cadeiras e bancos muito antigos, que tenham risco de quebrar facilmente.

Organize seus armários e estantes para que não corram o risco de tombar em cima de um colaborador, ou mesmo de cair uma gaveta ao ser puxada com mais força. Verifique sempre os objetos em cima dos armários, para que não caiam em cima dos usuários.

Estas são algumas dicas importantes que você deve seguir para se manter sempre saudável, evitando problemas de saúde, dores, stress e acidentes de trabalho. Desta forma, você se tornará um profissional de sucesso com uma saúde invejável.

E você, o que mais faz para ter uma vida mais saudável enquanto profissional? Compartilhe conosco suas dicas, deixe um comentário abaixo, participe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here