» Ser patrão ou empregado é a 1ª decisão da vida profissional

Quanta gente já não pensou como seria maravilhoso ser dono do próprio nariz? Não ter que dar satisfação a ninguém, acordar e dormir na hora em que quiser, tudo isso parece um sonho, mas não é. “Essa deve ser a primeira decisão que uma pessoa toma na vida profissional: resolver se nasceu para ser dono ou empregado”, afirma o especialista em mercado de trabalho, Max Gehringer.

De acordo com Gehringer, ser empregado ou ser dono não é uma questão de escolha. “É uma questão de vocação. Ser empregado é bom. Ser dono também é. O importante é achar o caminho certo”, diz.

Segundo o especialista, quem nasceu para empregado gosta de trabalhar em equipe e aceita sugestões. Quem nasceu para ser dono gosta de tomar as próprias decisões e detesta ouvir palpites.

No Brasil, de acordo com Max, há muitos empreendedores “por necessidade”. São profissionais que ficaram sem emprego e resolveram abrir negócio próprio. “De cada dez empresas que abrem, cinco são por necessidade, quando o empreendimento bom deveria ser aquele por oportunidade”, diz o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ricardo Tortorella.

Outro indício sobre a vocação está relacionado à segurança no trabalho ou emprego: quem nasceu para empregado aprecia a estabilidade e o salário garantido no fim do mês; já quem nasceu para dono gosta de correr riscos.

Quem nasceu para empregado gosta de horários, gosta de planejar o que vai fazer nas férias ou no fim de semana. Quem nasceu para ser dono acha que toda hora é hora de trabalhar, incluindo domingos e feriados. E também acha que tirar férias é perda de tempo.

“Você ainda está em dúvida? Então, é bem possível que você tenha nascido para ser empregado. Quem nasceu para dono não tem dúvidas. Só tem certezas”, conclui o especialista.

G1.com

———–

Equipe SobreADM

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns pela reflexão, realmente essa é uma questão que todos nós em início fase madura da vida profissional passamos. Mas com certeza a escolha precisa ser certeira e bem pensada. Eu já escolhi, empreender é meu negócio, mas gostei muito e já estou passando para alguns amigos meus que começam a ter essa dúvida!
    Grande abraço
    Reinaldo Santos
    http://www.praxys.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here