O setor privado é o que emprega a maior parte dos profissionais formados em Administração, segundo revela pesquisa realizada pelo CFA (Conselho Federal de Administração), elaborada pela FIA (Fundação Instituto de Administração).

Mercado de trabalho de Administração

De acordo com o estudo, 58% dos profissionais trabalham em empresas privadas, sendo  a maior parte em grandes organizações (46%). As médias e pequenas empresas empregam 18% e 19% destes profissionais, respectivamente, enquanto que 17% trabalham em microempresas.

O setor público é responsável pelo emprego de 32% dos profissionais de Administração e 11%, revela a pesquisa, estão atualmente desempregados.

mercado de trabalho de Administração

Satisfação e competências

O levantamento do CFA apurou ainda o nível de satisfação dos profissionais com a graduação em Administração.

Para 63%, o curso atendeu satisfatoriamente as expectativas. Outros 22% alegaram que o curso atendeu completamente as expectativas, 14% que a graduação não atendeu de forma satisfatória o que o profissional esperava e 1% que não atende em nada as expectativas.

Sobre as competências mais exigidas destes profissionais, a administração de pessoas e equipes é a mais citada, com 73% das respostas, seguida por administração estratégica, lembrada por 68% dos entrevistados, administração financeira e orçamentária (61%), visão ampla, profunda e articulada do conjunto das áreas de conhecimento (61%), administração de vendas e marketing (50%), e administração de sistemas de informação (49%).

6 COMENTÁRIOS

  1. Realmente é fato. O curso de Administração não atingiu todas as minhas expectativas, acho que ficou muito mais na teoria do que a prática do dia-a-dia. Atualmente estou desempregada e está muito difícil conquistar uma vaga de Administradora em Goiânia. Abraços, ótimo site!

    • A CDL sempre tem boas indicações a fazer, se possível entre em contados com eles Cyntia, eu estou no último ano de ADM moro na cidade de goiás velho.

  2. Acredito que o problema disso tudo não seja das universidades em que consiste teorias x praticas e sim da acomodação dos estudantes em não levaream seus estudos adiantes e se acomodarem … As empresas de hoje biscam por profissionais capacitados que possuem uma especialização que é considerado um grande diferencial na hora de uma colocação profissional …. O curso de administração é muito abrangente, envolbem varias areas e possui uma ampla gama de oportunidades distintas em diferentes areas.

    • Isso mesmo, Julio.
      Os estudantes precisam ter a consciência de que a faculdade é só o começo. Não podem parar de estudar quando ela acaba. O mercado de trabalho é muito acirrado e só os melhores “sobrevivem” nele.
      Obrigado pela visita e comentário! Um abraço!

  3. como vejo na reportagem acima … o fator gerador dos desempregos e insatisfação é totalmente pessoal.. em qualquer área que deseja atuar precisamos ter dedicação ao máximo… esforço para alcançar as metas, somente sobreviveram os fortes, e a incompetência gera descontentamento mutuo, tanto do empregador que espera resultado quanto do profissional que pode estar apto para exercer a função. Agora não podemos colocar como o curso gerou descontentamento, mas sim as pessoas estão descontentes por seu baixo índice de participação no mercado..

  4. O curso de Administração não é um curso ruim , mas poderia ser melhor. Fui ótima aluna e digo , o que aprendi mesmo de administrar foi em uma multinacional . Foi minha escola verdadeira de administração.
    Queria fazer uma colocação sobre nosso CRA/CFA
    O CRA não contribui com os profissionais no quesito fiscalização. Hoje exitem varias empresas onde o Gestor Administrativo é formado em Informatica, Direito , Engenharia, entre outros. O CRA faz uma cobrança anual absurda e se quer fiscaliza esta situação.
    Mudei de cidade por motivos pessoais , estou em busca de vaga de emprego há quase 1 ano e não consigo e, pode ter certeza que muitas delas não estão ocupadas por administradores.
    A unica alternativa que vejo , é tentar de alguma forma fazer outro curso ou tentar trabalhar por conta própria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here