Tipos de departamentalização – Por produtos ou serviços

2
648 Flares 648 Flares ×

Olá pessoal! Hoje daremos continuidade à nossa série de posts sobre os vários tipos de departamentalização utilizados nos dias de hoje. Também conhecido como especialização horizontal, a departamentalização é uma forma muito utilizada para se obter a homogeneidade e o equilíbrio entre as tarefas de cada órgão da empresa. A fim de aumentar a eficiência e gerar uma maior qualidade no trabalho executado.

Depois de falarmos sobre a departamentalização por funções, hoje vamos falar um pouco sobre a departamentalização por produtos ou serviços. Fique atento!

Departamentalização por produtos ou serviços

Este tipo de departamentalização diz respeito à forma como a organização irá se organizar de acordo com o produto ou serviço realizado. Nele, todas as tarefas ligadas à produção de um determinado produto ou serviço devem estar agrupadas em um mesmo departamento. Mesmo que estas tarefas tenham naturezas diferentes.

Se uma empresa produz o produto X, que exige a realização das atividades A, B, C e D em sua produção, ela deve reunir todas estas atividades em um mesmo departamento do produto X. Assim, tudo o que envolve a produção deste produto estará interligada e em constante contato nesta área da empresa. Facilitando a aplicação de tecnologias, máquinas, equipamentos, conhecimento, mão-de-obra etc.

Tipos de departamentalização   Por produtos ou serviços
Organograma para depart. por produto (autor desconhecido)

Segundo Chiavenato, este tipo de departamentalização permite à organização maximizar sua concentração de esforços em determinadas atividades e linhas de produtos, contribuindo consideravelmente para o atingimento dos objetivos da empresa. Além, claro, de reduzir os custos de produção dos produtos/serviços.

Neste modelo, cada departamento possui completa autonomia e autossuficiência com suas próprias unidades de produção, vendas, pesquisa e desenvolvimento. É indicado para ambientes instáveis e com muitas mudanças.

Ainda segundo o autor, quando o processo produtivo de um produto possui um ciclo de vida rápido, a organização pode utilizar a departamentalização por projetos, que veremos adiante em outro post.

Vantagens da Departamentalização por produtos ou serviços

Entre as vantagens desta modalidade de departamentalização, está o fato de o gerenciamento e a coordenação serem concentrados em departamentos específicos. Assim, como o foco é o produto/serviço, os departamentos são cobrados pelo desempenho de cada item, aumentando a responsabilidade dos envolvidos, incentivando um maior empenho das equipes de trabalho.

A departamentalização por produtos também facilita a inovação, uma vez que reúne as equipes correlatas e as concentra em pesquisas e desenvolvimento específicos para cada produto. Esta vantagem é um dos principais motivos que levam algumas organizações a trocarem a departamentalização funcional pela por produtos/serviços.

Desvantagens da Departamentalização por produtos ou serviços

Talvez uma das maiores desvantagens deste modelo seja a baixa interação entre os departamentos, dificultando a comunicação e a troca de experiências entre as equipes de trabalho. Pode fazer também com que as pessoas foquem mais em suas especialidades do que no objetivo geral da organização.

Este modelo possui uma abordagem mais introspectiva, fazendo com que os trabalhadores e gestores fiquem mais voltados para os acontecimentos internos à empresa, dificultando suas percepções sobre o ambiente externo e suas mudanças.

Bem, pessoal, este foi o segundo post da nossa série sobre departamentalização. Em breve teremos outros posts, falando sobre os demais tipos de departamentalização empregados nas empresas atualmente. Você já conhecia este tipo? Qual sua opinião sobre ele? Deixe um comentário abaixo, participe!

2 COMENTÁRIOS

  1. Estou estudando para o concurso do MPU e esta explicação me serviu muito para esclarecer as dúvidas que tinha. Me lembro de ter assistido ao filme ‘Piratas do Vale do Silício’ e ter presenciado essa espécie de departamentalização quando o Steve Jobs cultiva a concorrência entre grupos que desenvolvem projetos diferentes. Obrigado, abraços

  2. Estou estudando para o concurso da Anvisa e como sou farmaceutica e não tenho muito contato com a matéria de administração tinha muitas dúvidas sobre Departamentalização,mas fiquei bem informada com esse post parabéns pelo trabalho.

Deixe um comentário