Algumas empresas, que possuem sistema de gestão de qualidade, gestão integrada e outros, muitas vezes não sabem como agir diante do tratamento de uma não conformidade. Estas empresas identificam as causas das não conformidades através de análises de fatos, geralmente sinalizados em auditoria, porém não conseguem determinar a quem direcionar a responsabilidade de um plano de ação ou não sabem definir o prazo para solucionar as não conformidades, de modo que não prejudique o andamento da empresa e a satisfação do cliente.

O que é uma não conformidade

Para facilitar o seu aprendizado, segue uma breve definição do que é uma não conformidade:

Não-Conformidade é qualquer fato que se apresente não-conforme com aquilo que era esperado. Pode ser um produto defeituoso, uma entrega atrasada, um serviço prestado de forma errada etc.

Porém, não devemos entender as não conformidades como algo unicamente ruim. Pelo contrário, podemos aprender muito com elas. É preciso entender que para melhorar nós precisamos aprender com os nossos próprios erros, no caso com as não-conformidades! Elas são verdadeiros avisos de oportunidades para melhoria contínua.

não conformidades

Diante deste cenário, separamos algumas dicas importantes para um tratamento eficaz das não conformidades na sua empresa, confira:

Tratamento eficaz de não conformidades

• Para definição do que fazer primeiro, podemos utilizar a ferramenta GUT. Ela considera a Gravidade, a Urgência e a Tendência do problema. Cada problema analisado recebe uma pontuação de 1 a 5 nos quesitos gravidade, urgência e tendência. Sendo que a gravidade representa o impacto da não conformidade nos processos da empresa em longo prazo, urgência diz o tempo para resolução do problema, ou seja, tempo hábil para evitar maiores impactos e tendência à possibilidade do crescimento do problema. Através dessa ferramenta saberemos exatamente por onde e quando começar a agir.

• Podemos também utilizar a ferramenta 5W2H, para direcionamento do que será feito, porque será feito, onde será feito, quando será feito, por quem será feito, como será feito e quanto custará realizar esta atividade.

Ação de Correção x Ação de Corretiva: Após as não conformidades serem detectadas, elas  precisam ser sanadas o mais rápido possível. É muito importante saber diferenciar “ação de correção” de “ação corretiva”. A primeira está relacionada apenas à eliminação da não conformidade, já a outra está relacionada ao tratamento da causa da não conformidade.

Este ponto é onde muitas empresas pecam, pois não eliminam as causas e as mesmas não conformidades reaparecem no futuro. Por isso, é importante criar um sistema de gestão da qualidade que vise analisar corretamente as causas das não conformidades, bem como traçar estratégias para eliminá-las de uma vez por todas.

4 COMENTÁRIOS

  1. A reincidência dessas não conformidades é que são o grande problema para as empresas, e fazer com que elas não se repitam é algo difícil de ser alcançado.

  2. Com certeza essas empresas não estão se dando conta da perda de sua participação no mercado, por causa de inconformidades, sendo que chorar pelo ($$) leite derramado será tarde demais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here