A preparação para uma entrevista de emprego é um tema já recorrente na internet, com centenas de artigos em português que dão dicas para o candidato de como se preparar corretamente para uma seletiva em diferentes tipos de empresa.

Não chegar atrasado, estudar a empresa e não ficar nervoso são as dicas mais frequentes e tradicionais. No entanto, é possível ser criativo para se preparar para uma entrevista de emprego e encontrar métodos alternativos que poucas pessoas utilizam e que podem ser o diferencial.

Para sair da caixa e explorar opções extras que são relevantes para o candidato, separamos três dicas que não estão nos manuais:

Água e descanso são indispensáveis no dia anterior — Aqui estão duas coisas importantíssimas para o bom funcionamento do corpo humano: hidratação e sono de qualidade.

Por mais que seja algo muito conhecido pela sociedade em geral, poucas pessoas falam na importância que a hidratação tem numa entrevista de emprego. Muita água no dia anterior significa um funcionamento maximizado do seu corpo, algo que você precisa para conseguir as melhores respostas e mostrar energia numa seletiva.

A ingestão de muita água é uma ótima aliada na melhora do raciocínio. Está comprovado, cientificamente, que pessoas que bebem mais água do que as outras têm maior nível de concentração. Para o especialista Chris Pawson, da Universidade de East London, que já realizou muitas pesquisas na área, o consumo ideal de água é benéfico para o cérebro e ajuda a aliviar a ansiedade. “Antes de realizar alguma atividade estressante, como prova ou entrevista de emprego, a água é uma das melhores amigas que você de poder ter”, disse Pawson.

Já o sono também tem uma grande importância. De acordo com a neurocientista Dalva Poyares, especialista em distúrbios do sono, o descanso é essencial para funções vitais do organismo. “Nós passamos um terço de nossas vidas dormindo e é durante o sono que acontecem vários processos, como a regulação da temperatura, o fluxo de sangue cerebral, consolidação das memórias, do aprendizado e regulação das substâncias químicas que atuam como neurotransmissores no cérebro”, afirma.

Além disso, uma boa noite de sono pode aumentar a criatividade, atenção, equilíbrio e memória. “O recomendado é o candidato dormir pelo menos 10 horas na noite antes da entrevista”, afirma a empresária Júlia Zimmermann.

O poker, esporte mental que serve de muitas lições nessa hora — Esse pode ser um aliado muito bom na entrevista de emprego, e os candidatos que praticam esse esporte podem ter uma vantagem, pois se trata de uma modalidade que aborda a disciplina, autocontrole e outras características que são importantíssimas nessa hora.

O poker é um esporte em que o jogador precisa ficar atento a surpresas, lidar com o inesperado e saber trabalhar num lugar com muitos competidores dividindo o mesmo espaço. Isso é uma metáfora perfeita para uma entrevista de emprego em grupo. “Pode ser uma alternativa muito legal. O poker é um esporte muito estratégico, e uma seletiva não deixa de ser um jogo de estratégia”, revela Zimmermann.

Além disso, a prática do poker ajuda a acelerar o raciocínio, melhorar a concentração e outras vantagens para o cérebro.

Muito cuidado no Twiter — Já é sabido que é preciso ser cauteloso com as postagens nas redes sociais, mas o cuidado no Twitter precisa ser mais especifico. Essa rede social é conhecida por ser mais liberal para os usuários, ou seja, sem muito filtro nas postagens — algo diferente no Facebook, por exemplo, que é algo mais familiar.

Portanto, não adianta muito você ter zelo apenas no Facebook e se descuidar no Twitter. Evite polêmicas, coisas desnecessárias que não vão agregar em nada e, de nenhuma maneira, poste coisas que são críticas a empresa que você quer trabalhar.

Você tem outras dicas inusitadas para se destacar em entrevistas de emprego? Fale sobre elas nos comentários abaixo. Participe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here