Franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços.

É uma sistemática de negócio, formalizada por um contrato, onde a pessoa jurídica (o franqueado) atua no mercado utilizando o nome/marca de uma outra pessoa jurídica (o franqueador), sendo esta normalmente já consagrada.

Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício.

Vantagens do franqueado

Para o franqueado, esta sistemática é vantajosa por:
a) iniciar um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado.
b) contar com o apoio (que inclui orientação e treinamento) do franqueador, pois o mesmo tem interesse em zelar pelo seu nome/marca.
c) utilizar a tecnologia de produção, comercialização, marketing, entre outras, já desenvolvida pelo franqueador.

Vantagens do franqueador

Para o franqueador, as principais vantagens são:
a) aumentar a divulgação de seu nome/marca, inclusive em outros estados e/ou países.
b) aumentar seu faturamento por meio da cobrança do uso do nome/marca, tecnologia ou pela venda de produtos para o franqueador revendedor.
c) não ser necessário investir capital em forma de instalações, equipamentos e recursos humanos (com exceção de algumas despesas operacionais de controle das franquias realizadas), para obter os benefícios descritos anteriormente.

Contrato de franquia

Instrumento pelo qual o franqueador concede seu uso a outro empresário que é o franqueado, assim como o direito de distribuição, prestando-lhe assistência técnica e administrativa para viabilização de negócios ou sistema operacional detidos ou desenvolvidos pelo franqueador, mediante o pagamento de uma taxa inicial e/ou percentual sobre o volume dos negócios realizados pelo franqueado.

No Brasil, as franquias encontram respaldo legal na Lei 8.955, de 14 de fevereiro de 1994, conhecida como Lei das Franquias.

Passo a passo para adquirir uma franquia

1) Fazer uma auto-avaliação para medir suas chances de sucesso no mundo empresarial.
2) Entender as diferenças entre um negócio independente e uma franquia.
3) Informar-se sobre o funcionamento de um franchising.
4) Escolha do segmento e ramo.
5) Contatar a franquia escolhida para obter as informações básicas do negócio e a Circular de Oferta de Franquia (COF), que é um tipo de manual que deve conter as informações sobre a empresa franqueadora e ser entregue a todos os candidatos a franqueados, conforme estabelece a Lei de Franquias.
6) Visitar os franqueados da rede para certificar-se de que o negócio é um sucesso.
7) Antes de assinar o contrato, fazer uma comparação com o que está escrito na COF. Na dúvida, busque auxílio de consultoria especializada.

FONTE:  Sebrae Nacional

Não esqueçam de comentar/votar esta notícia! Obrigado! 😉

20 COMENTÁRIOS

  1. Tudo que você queria saber sobre franquias | Sobre Administração…

    Leia o texto e saiba tudo o que você sempre quis saber sobre Franquias. O que é? Como funciona? Passo a passo para abrir uma franquia! Confira!…

  2. Tudo o que você queria saber sobre Franquias! | Sobre Administração…

    Leia o texto e saiba tudo o que você sempre quis saber sobre Franquias. O que é? Como funciona? Passo a passo para abrir uma franquia! Confira!…

  3. Caro Franqueador

    Nossa empresa tem expertise e ferramentas adequadas para o processo de localização de imóveis, na cidade de São Paulo e Baixada Santista.

    O objetivo é acelerar o processo de busca e a localização de pontos ideais para o seu negócio, proporcionando maior agilidade para o início das atividades do novo franqueado.

    A2 Jardins Negócios & Amigos Imobiliários, sediada à Rua Augusta 2709 cj 76 , Jardim América, São Paulo, SP, está à sua disposição para a prospecção de pontos comerciais adequados ao perfil da sua franquia para novos franqueados.

    http://www.a2jardins.com.br

    Tel 11 3081 2251

    Consultor Especializado

    Sérgio Debski

    Cel 11 7222 4404

  4. gostei desse site sobre franquia, pois pretetendo me aprofundar mais sobre o mercado de franquia no brasil para eu começar a fazer minha tcc(trabalho de conclusão de curso),pois pesso informaçoes e dicas que envie para o meu endereço eletronico jonasmdasilva@hotmail.com, desdecja agradeço e aguardo materias e artigos sobre franquias no brasil.

  5. Estou saindo de um serviço como funcionária administrativa na area fiscal, onde estou a 20 anos,e gostaria de saber se como pessoa fisica é possivel ter uma franquia, na minha residencia e pela internet.
    obrigada
    Tamara

  6. Estou saindo de um serviço como funcionária administrativa na area fiscal, onde estou a 20 anos,e gostaria de saber se como pessoa fisica é possivel ter uma franquia, na minha residencia e pela internet.
    obrigada
    Tamara

    • Excelentes informações sobre franquias.
      Estou me preparando para ser um franqueador no seguimento de mecânica de motos (Oficina Padrão). Quais os primeiros procedimentos? Obrigado!

  7. Gostaria de receber mais informações sobre franquias no brasil.
    Pois tenho grande interesse no assunto mais tenho poucas informações sobre o mesmo.

  8. ESTOU MONTANDO UMA EMPRSA DE DEDETIZAÇAO E GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO P/ INICIAR FRANQUIAS DA MINHA EMPRESA.

  9. O setor de franchising tem demonstrado evolução tanto em faturamento quanto em confiabilidade, fato comprovado pelos resultados divulgados no artigo. A questão é que as franquias são mais seguras quando se trata de retorno de investimento, principalmente para aquelas pessoas que não possuem tanta experiência de mercado. O mercado educacional há dezenas de franquias educacionais e a escolha da franquia deve levar em conta o seu perfil e a sua vivência empreendedora. Eu assino a newsletter semanal do SUPERA que possui notícias e artigos sobre o mercado de franquias, detalhes no site http://www.franquiaeducacional.com e também acompanho o Portal do Franchising. São conteúdos que nos ajudam a avaliar o franchising brasileiro.
    Flávia Ribeiro Estudante de Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here