Toda boa empresa que se preze precisa de uma administração organizada e bem planejada para poder dar certo. Nenhuma empresa atinge o sucesso sem uma boa administração por trás, dando suporte, cuidando dos bastidores e da linha de frente, atuando na contratação e gestão do pessoal, planejando compras, criando estratégias de vendas e aproximação com seu público-alvo etc.

Porém, nem todas as organizações se dão conta disso nos primeiros anos de vida. Muitas empresas acham que o sucesso virá com o tempo e que o seu gestor não precisará ser um administrador ou, muito menos, conhecer noções básicas de administração de empresas para ser bem sucedido. Este é um grande e perigoso erro!

administração

E sim, estou aqui defendendo a contratação de um bom Administrador para gerir o seu negócio. Concordo que há muita gente com “dom” para determinado tipo de negócio, porém se estas pessoas não tiverem o conhecimento adequado, poderão colocar tudo a perder. Você pode ser muito bom em fazer doces caseiros, ou vender roupas, ou mesmo fabricar máquinas para indústria; mas se você não souber como gerir sua empresa, todo o seu esforço poderá estar sendo desperdiçado.

Acredito que conhecer as regras básicas de gestão, formação de preço de venda, planejamento estratégico, marketing, contabilidade etc., é o início de uma trajetória de sucesso para uma empresa. Claro que existem as variáveis externas à empresa que em alguns casos podem determinar o sucesso ou fracasso de um negócio. O fato é que se você estiver preparado para o pior, digamos assim, suas chances de enfrentar o problema e sair vitorioso da situação são muito maiores.

Enfrentar uma crise, ou mesmo a concorrência de um grande player do mercado, sem o conhecimento adequado pode ser muito perigoso. Por isso, tenha sempre em mente a necessidade de montar uma boa equipe de gestão, com profissionais de administração, marketing, recursos humanos, planejamento etc. Se sua empresa não possui uma estrutura que comporte todos estes profissionais no início, considere montar uma equipe enxuta, porém com profissionais especializados em áreas essenciais.

Caso seja você o único gestor do negócio, considere fazer uma graduação em Administração. Caso já seja formado, procure bons cursos de MBA e/ou Pós-Graduação na área. Invista na sua formação como profissional, estude bastante, converse com profissionais de sucesso, troque experiências e faça sempre uma boa gestão do seu negócio, ela pode mudar definitivamente a história da sua empresa.

7 COMENTÁRIOS

  1. O administrador é um profissional que pode trabalhar em qualquer tipo de organização, não precisa necessariamente ser uma empresa, pois tudo o que existe neste mundo precisa ser administrado de uma forma ou de outra. Até mesmo nossa vida precisa ser administrada, tanto pessoal como profissional. Como é que conseguiremos administrar uma empresa que é uma das organizações mais complexas que existem se não conseguimos colocar em ordem nossa própria vida?
    O curso de Administração abre muitas oportunidades para o profissional administrador, além de poder administrar uma empresa num todo é possível se especializar em áreas específicas, recursos humanos, gestão financeira, logística, administração da produção, administração pública, administração hospitalar, ser professor de graduação, trabalhar como consultor, etc.

  2. Realmente, o bem mais valioso da empresa é o capital humano. É bom escrever sobre isso porque muitos donos de empresas dão prioridade ao conhecimento técnico do negócio e se esquecem do conhecimento administrativo.Até.

  3. Eu estou terminando o meu curso em ADMINISTRAÇÃO pois eu acho essa profissão muito boa para trabalhar em um bom mercado de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here