O mercado de trabalho continua dando sinais de crescimento. A pesquisa da Manager Assessoria em Recursos Humanos mostra que, em fevereiro, o número de vagas criadas foi praticamente igual ao do mês anterior. Na comparação com fevereiro de 2007, o aumento foi de 28,20%.

“Em janeiro, o estudo mostrou 3.125 vagas e em fevereiro, 3.018, uma diferença de apenas 3,42%. Porém, consideramos esse um ótimo resultado, já que em fevereiro tivemos o Carnaval e também menos dias úteis”, diz Hélio Terra, Presidente da Manager.

A pesquisa da Manager refere-se aos estados de São Paulo, Minas Gerais, da Bahia, do Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. Dentre esses, os que mais se destacaram foram São Paulo, com 44,86%; Rio de Janeiro, com 17,62%; e Paraná, com 16,37%. Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia ocuparam, juntos, 21,13% das vagas.

Setores

A área Industrial foi a que mais criou vagas em fevereiro, ocupando 26,51% das 3.018 posições. O setor Comercial também se destacou, com 19,68% das vagas. O restante das oportunidades se dividiu entre as áreas Administrativa (18,72%); de Tecnologia da Informação (9,77%); Financeira (8,89%); Compras, Logística e Suprimentos (6,49%); e Jurídica (0,99%).

Carreiras

Os profissionais mais solicitados foram os Engenheiros, com 34,96% das requisições. Em segundo lugar ficaram os Administradores de Empresas, com 20,86%; e, em terceiro, os formados em Ciências Contábeis, com 11,14%.

As outras posições se dividiram entre os profissionais das áreas de: Economia (7,70%), Tecnologia da Informação (10,14%), Psicologia (2,53%), Publicidade, Comunicação e Marketing (3,84%) e outras (8,83%).

A hierarquia das vagas foi dividida entre: executivos/diretoria, com 21,50% das vagas; média gerência, com 20,05%; e os técnicos, analistas e assistentes, com 58,45%.

Idiomas

O inglês continua sendo o idioma mais solicitado pelas companhias. Das 3.018 vagas, 83,33% exigiam o domínio da língua inglesa. As requisições por profissionais que falam o espanhol também têm aumentado: o pedido pelo idioma ocorreu em 11,17% das vagas de fevereiro.

FONTE: Canal Executivo

5 COMENTÁRIOS

  1. Ente os inúmeros anúncios(artigos) publicados, este foi o mais interessante para a mnha observação, uma vez que estou buscando o meu espaço no curso de administração.
    É gratificante saber que vários setores estão abrindo espaço para nós futuros administradores, bastando fazer o que de fato o mercado de trabaho nos exige: sermos excelentes onde atuarmos e, generalistas, ao invés de específico.
    Em uma outra ocasião me posicionarei a respeito de outros artigos aqui proposto, bem como conhecer todo o blog.
    Sem mais,
    João José Santos, 5º período de ADM, UNIT – Campus Estância

  2. Olá João!

    Certamente é uma ótima notícia para nós que estamos ingressando neste mundo! Nos dá ânimo e confiança!! e tenho certeza que estes números aumentarão cada vez mais daqui pra frente!! vamos trocer!

    Fique a vontade para conhecer o blog!
    Será muito bem vindo!!

    Um abração!!

  3. Olá , adorei seu blog, uma vez que estou tentando entrar no mundo executivo, sou estudante do 3º ano do ensino médio e gostaria de ingressar na faculdade logo em 2011 , queria saber algumas dicas sobre faculdades, remuneração no campo da administração, coisas que possam me ajudar a crescer nesse setor.

    aguardo anciosamente a resposta.

    obrigado.

    • Olá Taís, tudo certo?
      Fico muito feliz que tenha este sonho de entrar no mundo dos executivos, organizações etc.
      Olha, não posso falar muito sobre remuneração em Adm. sem saber qual a área que deseja trabalhar, a cidade que mora, os planos que tem etc. Seria interessante que você desse uma olhada em outros artigos aqui no blog que falam um pouco sobre estas áreas. É bom ter em mente direitinho o que quer fazer na universidade.
      Boa sorte em sua escolha!
      Um abraço.

  4. estou abrindo uma erepmsa de prestae7e3o de servie7o,focando a princedpio o servie7o de diarista,gostaria de saber como divulgar meu servie7o de forma que o cliente sinta segurane7a e qualidade.Como devo fazer a selee7ao e cadastramento de pessoal de forma legal,mas diminuindo custos e impostos e seja seguro para mim e para o contratado.obrigada. Rita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here