Ontem, primeiro dia do ano de 2012, o programa Fantástico da Rede Globo trouxe uma matéria exclusiva com Eike Batista, o homem mais rico do Brasil, ensinando as pessoas como ganhar dinheiro com seus empreendimentos em 2012.

A matéria, que você pode conferir no vídeo abaixo, trouxe boas dicas pra quem sonha empreender em 2012 ou para quem já está no mundo empresarial há algum tempo. Muita gente discorda das formas como Eike se tornou multimilionário, como visto na matéria, mas pelo sim ou pelo não, é sempre bom conhecermos um pouco sobre os ensinamentos de pessoas tão bem sucedidas quanto Eike Batista, não é mesmo?

Como diz o velho ditado, saber nunca é demais. Ainda mais em se tratando de formas para multiplicarmos nosso dinheiro, não é mesmo? Então, confira abaixo a matéria:

Segundo Eike Batista, empreender é “identificar ineficiências, falta de qualidade, e fazer algo melhor e mais barato”. Ainda sobre o assunto empreendedorismo, o empresário dá a seguinte dica: “escolha negócios que tenham margens de lucro potencial altas”. E afirma: “busque o máximo de conhecimento possível sobre o seu negócio, para errar cada vez menos”.

E entre as principais dicas para ser um bom empreendedor, Eike Batista enumera:

  • Ter disciplina;
  • Ter uma boa idéia (caso você não a tenha, ele indica as franquias);
  • Elaborar um Plano de Negócios muito detalhado;
  • Delegar funções e cobrar resultados;
  • Ser transparente nos negócios;
  • Distribuir parte dos lucros aos empregados;
  • Buscar sócios com habilidades e competências que você não tem, para te complementar.

Segundo o empresário, até 2016 ele será o homem mais rico do mundo. E afirma que não é tão rápido assim não, há muito caminho para ser trilhado pela frente.

E aí, o que acharam das dicas do oitavo homem mais rico do mundo? Válidas? Alcançáveis para qualquer empreendedor brasileiro? Você já implementa algumas delas? Conte pra nós! Deixe seu comentário abaixo, participe!

19 COMENTÁRIOS

  1. Eike é a prova viva que dinheiro não é tudo na vida. Até o zezinho da padaria tem conselhos melhores pra me dar.

    []’s

    • Acredito que toda dica seja válida. Mas com certeza ninguém pode esperar que ele vá dar um mapa da mina de como ser tão bem sucedido como ele. São dicas que todo mundo sabe, mas quase ninguém põe em prática, infelizmente. São coisas que podem sim te levar a ser multimilionário, mas não do dia para a noite. Precisamos fazer a nossa parte também.

  2. As dicas são boas. Mas nenhuma novidade.
    Eu só tomaria mais cuidado com a indicação de franquia, pois não são todas as pessoas que se adequam a menor liberdade de uma.

  3. Como ser bem sucedido diz ele…
    O pai dele foi ministro de minas, presidente da vale, braço direito do ex-presidente João Goulart e com provavelmente estava enolvido em falcatrua durante o Mandato do ex-presitende Fernando Collor.
    Pois bem se todos tivesse um pai assim, ser bem sucedido seria concequência.
    Este senhor esta envolvido com os mais influentes politicos do Brasil.
    Para muitos as dicas dele podem valer alguma coisa, Quando ouço o nome deste senhor sinto nojo, mas cada um acredita no que lhe agrada.

    Abraço.

    • Ele poderia dizer muito bem: “Ah meu pai é rico, então n preciso de mais nada, mas n, ele foi atras p/ conseguir o dele superando ate mesmo o próprio pai, q era mto bem sucedido. Garanto q se ele n tivesse feito a parte dele, os políticos q agora o apoiam, n o apoiariam mais. Hoje em dia, n se vive mais de sobrenome, se vive apenas pelo seu nome.

    • eu ja concordo com vc josimar ,,o mundo hoje gira em torno de si proprio …dinheiro vem de dinheiro fica a dica

  4. Como Eike eu também tenho grandes idéias, só com uma diferença, sou pobre, mas uma coisa eu tenho certeza ele me inspira a nunca desistir, toda vez que estou desanina lembro me dele e novas forças aparece.Obrigado Eike por você ser Brasileiro, conto com você.

  5. Eike pra mim você é o máximo, um homem extremamente
    do Bem e um grande vencedor…Que Deus
    ti abençoe eternamente!!!

  6. Olá Eike! Meu nome é Janecleide, tenho 35 anos!
    Gostei muito da sua entrevista você é o máximo,
    e tá de parabéns, por suas dicas de ouro.E com
    certeza tudo que você tem, seu patrimônio é
    porque você merece e merece cada vez mais…

  7. Eike acredita nele mesmo,por isso é
    tão Bem sucedido na vida,e tudo o
    que ele tem,é porque conquistou com
    muito trabalho e dedicação!!!!!

  8. Pessoal acredite..não estamos londe de nenhum desses empresários na área de conhecimento, o que diferencia eles da gente é só a questão de atitude e coragem na hora de implatar e acreditar em algo que dará certo! Ex: Pessoas Melhores x Pessoas Únicas. As melhores, estão até hoje tentando fazer o que outras já fizeram..e as únicas são aqlas que marcaram histórias e proporcionam idéias a todo momento.

  9. Olá pessoal… Pra quem não conhece o começo da história do cara: arrumou um sócio, tomou um cano de 800 mil dólares (o cara fugiu com a grana toda), depois ele levantou mais uma grana (empréstimo de 500 mil) e foi pra serra pelada comprar ouro… Cerca de um ano depois, o cara já tinha cinco milhões, e comprou um terreno com potencial de extração mineral… É ou não é ser empreendedor? Será que realmente o cara está onde está porque realmente tem um diferencial ou por causa da influência que o pai dele teve no passado? Se hoje ele tem ou não uma influência política ou tem uma rede de conhecidos nessa área, acredito que isso foi sendo conquistado com o tempo, e não usado no passado para se conseguir a fortuna que tem hoje… Querendo ou não, ele deve fazer uso dessa influência sim. Mas quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?
    Sabemos que dinhenro chama dinheiro. O que ele faz, e colocar cada centavo que tem, e usar os neurônios que possui para conseguir mais… E é isso que devemos fazer também: parar de reclamar e por as mãos na massa… E não sermos vitmas das circunstâncias, ou melhor, nos colocarmos no lugar de vitmas…

    Abraços a todos…

  10. É uma questão complicada. Nem todo mundo consegue um empréstimo de 500 mil por exemplo. Talvez nem ele teria conseguido sem as garantias da família. Com certeza é uma pessoa visionária e todos podem ganhar muito dinheiro com bem menos mas o caminho é difícil e aí bate o medo. Ele talvez não tivesse esse medo devido a estabilidade financeira que a família proporcionava.

  11. DEUS SEJA LOUVADO VALEU EIKE.BRASILEIRO E BOM MAS COM ESTRELAS SAO POUCOS SE NAO FOSSE OS SEM ESTRELAS OS RICOS DE LUZ NAO BRILHAM.E PRECISO DE SEM MOÇAO PARA A ESTRELA BRILHAR.E VC E UM A ESTRELA. PLANETA TERRA …BRASIL TERRA DE INDIO . MAS BRANCO ESPERTO TOMOU….GRAÇAS SO VAMOS CRESCER COM BOAS ESTRELAS NO COMANDO DA ORBITA .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here