Você conhece a filosofia Kaizen?

1.2K Flares 1.2K Flares ×

“Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!”. Esta é a premissa básica da metodologia Kaizen. De origem japonesa, esta palavra significa “melhoria contínua”, seja no aspecto pessoal, familiar, social ou no trabalho. Muito mais que um método, Kaizen é considerado por muitos como uma filosofia.

Você conhece a filosofia Kaizen?
Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!

Esta prática visa o aprimoramento não só da empresa, como também de seus colaboradores de uma forma geral. Aprimoramento este que deve acontecer sempre de forma gradual e contínua, sem atropelamentos desnecessários pela busca do sucesso rápido. Moderação nas ações é fator crítico de sucesso.

Para o método Kaizen, é essencial que nenhum dia se passe dentro de uma empresa sem que alguma melhoria seja implementadaa. Estas melhorias do tipo “step by step” (ou uma etapa por vez) visam o aperfeiçoamento das pessoas e processos dentro da organização, tendo por características principais o baixo custo e o tempo reduzido de  implementação.

Esta metodologia, através da eliminação do desperdício dentro da organização, gera resultados concretos para esta que, a cada dia, torna seus processos mais ágeis, econômicos e adequados às necessidades dos clientes. Da mesma forma, seus colaboradores passam a ser mais bem preparados para as tarefas diárias. Um processo que ajuda a melhorar a lucratividade da empresa a médio e longo prazo.

Porém, o processo de melhoria contínua, como o próprio nome diz, não pode parar. Para se alcançar os melhores resultados é preciso que a preocupação da empresa e os esforços de seus colaboradores tenham uma continuidade, melhorando dia após dia e colhendo os frutos em um futuro bem promissor.

E se você procura por um bom exemplo de aplicação do Kaizem, recomendo que faça uma pesquisa sobre o Sistema Toyota de Produção (STP), que ficou mundialmente conhecido por ter dado origem à filosofia Kaizen. Os conceitos utilizados na criação deste sistema revolucionaram a Toyota e, com certeza, influenciaram o sucesso de centenas de outras empresas que utilizaram o mesmo método.

15 COMENTÁRIOS

  1. Olá Gustavo,

    Após 05 anos de empresa, com uma grande bagagem em vários departamentos fui promovida à gerente de aftermarket e confesso que para implementar processos e padrões em minha empresa fica extremamente difícil, pois a grande maioria dos funcionários não é formado e informado….meu próprio diretor não tem uma faculdade então ele não gosta de resolver problemas…preciso de um diferencial, o que você faria num lugar onde só você tem certeza que ferramentas administrativas são necessárias?

  2. Olá Fernanda, tudo bom?
    É um caso bem complicado, que exige muita paciência e jogo de cintura. O ideal é que você comece a mostrar para estas pessoas que existem formas melhores de se fazer as tarefas, mostrando as ferramentas e seus benefícios para todos.

    Com o tempo, seus pares de trabalho irão perceber que realmente tiveram uma melhora com a utilização destas ferramentas.

    Boa sorte na implementação e sucesso!
    Um abraço

  3. Olá Fernanda

    O seu "case" é interessante, porque o considero como clássico para área de marketing, que são os paradigmas…
    então o processo decorre com o seguinte desafio. "Criar a Amplitude do problema"

    Como funciona;
    Você terá como desafio, escrever os seus principais problemas, tente nomear a situação.

    Em seguida reflita sobre três questões; ( escreva tópicos )
    Como você era quando entrou(sua visão da empresa) e como você é hoje e sua visão?. Analise a evolução de seus conhecimentos
    Seu desafio é maior que sua capacidade.?
    Você no lugar do seu diretor, entende todas as qualidades e defeitos que ele possui?

    ok, esse é o primeiro processo, auto-conhecimento

    Elabore um texto com o estudo (anotações) que você se auto-realizou, e termine da forma que seria ideal as coisas transcorrerem dentro da empresa para você e seu sucesso.

    Dentro de suas ações, busque ter essa visão para você, ampliar o problema, não focar na dificuldade, mais entender porque ela acontece.daí em diante, você perceberá que conforme a informação chega em seu diretor, ela poder ser a melhor forma de vencer um paradigma e mostrar um resultado.

    Não mencionaste o ramo da empresa, porém acredito, que pelo seu testemunho, algumas técnicas S.W.O.T e Kaizen possam lhe ajudar, baixo custo e controle de informações.

    Att
    Luis Fernando
    A Frente Soluções Comerciais
    skipe; afrentesoluções.comerciais

  4. […] foi concebido por Walter A. Shewhart e amplamente divulgado por Willian E. Deming e, assim como a filosofia Kaizen,  tem como foco principal a melhoria […]

  5. Aprendi a filosofia da Toyota como toyotismo. rs Depois que li ficou mais claro e relembrei das minhas aulas de TPCC. 

    Interessante o modo de visão que a filosofia trás. Muitas pessoas ainda estão acostumadas com a visão fordista, geradora de desperdício e alguns até acreditam que o mundo gire em torno das fábricas e dos produtos ao invés de girar em torno do cliente. 

    Muito bom! Abraço!

    • Olá Sybylla, tudo bom?
      As empresas estão começando a enxergar o cliente como o foco do negócio. Tardiamente, claro, mas já estão vendo que se não fizerem isso vão perder muito espaço no mercado.
      Obrigado por sua visita e participação!

Deixe um comentário