Você sabe o que é Adhocracia?

12
203 Flares 203 Flares ×

A Administração possui diversas áreas de atuação, e nelas podemos encontrar muitos assuntos que são pouco tratados pelos profissionais da área. E nestes assuntos, encontramos muitos termos que não temos a menor idéia do que significa ou de como se aplica em Administração, não é mesmo? E um destes termos pouco comentados, mas nem por isso desinteressantes, é a Adhocracia.

O que é Adhocracia?

A Adhocracia é um termo criado por Alvin Tofler e popularizado por Robert Waterman, no livro “Adhocracy – The Power to Change“. É um termo utilizado na Teoria das Organizações, que estabelece modelos de gestão de empresas baseadas em projetos não-permanentes. É caracterizada pela utilização de grupos e equipes multidisciplinares, que cooperam entre si para o atingimento de um determinado objetivo.

Em outras palavras, Adhocracia é um sistema temporário, variável e adaptativo, que está relacionado com o estabelecimento de um grupo de pessoas, com habilidades, profissões e conhecimentos diferentes, porém complementares, que são reunidas para resolver determinados tipos de problemas organizacionais. Alguns pensadores da Administração a consideram uma boa opção à tradicional e já estabelecida departamentalização.

Você sabe o que é Adhocracia?

Segundo Chiavenato, em seu livro “Teoria Geral da Administração, a Adhocracia significa uma estrutura flexível capaz de amoldar-se contínua e rapidamente às condições ambientais em mutação.

O seu caráter temporário e emergencial teve como inspiração principal o modelo das forças-tarefas utilizadas pelos militares para o enfrentamento de situações urgentes, de forma rápida e objetiva. Assim, a Adhocracia representa um modelo que é o oposto da burocracia. Uma vez que a burocracia tem uma ênfase maior na rigidez dos processos, enquanto a Adhocracia preza pela simplificação dos processos para solução rápida de problemas urgentes.

Características da Adhocracia

As principais características de uma organização adhocrática que merecem destaque, são:

  • Equipes de trabalho autônomas, temporárias e multidisciplinares;
  • Estrutura organizacional orgânica;
  • Pouca formalização dos processos e maior liberdade de trabalho;
  • Forte presença da especialização do trabalho na formação;
  • Coordenação e controle efetuados pelas próprias equipes e grupos de trabalho;
  • Elevado grau de descentralização;
  • Certa dificuldade na comunicação formal e na definição de papéis.

Este é um modelo que deverá ser cada vez mais utilizado pela empresas, uma vez que as mudanças estão acontecendo com uma velocidade impressionante no mundo organizacional. Fazendo com que os gestores precisem resolver problemas urgentes da forma mais eficaz possível, sendo inovadores, criativos e pioneiros na solução de problemas corriqueiros. E de preferência, com agilidade nos processos e na tomada de decisão, prezando sempre pela pouca burocracia organizacional.

E você, já conhecia a Adhocracia? Deixe um comentário abaixo contando para nós o que você achou deste modelo de gestão. Participe!

12 COMENTÁRIOS

  1. e potencial e de grande eficacia e para gestores que atuam
    na area de gestao de pessoas e principalmente que ta cursando
    para um desenvolvimento maior na area de gestao de pessoas

    esse e o comentario que faço

  2. Muito boa a explicação, como foi falado são termos que lemos, mas é preciso uma definição concreta. Obrigada.

    • É verdade, Nara. Temos que aprender as coisas nos mínimos detalhes sempre. É como diz aquele velho ditado “conhecimento não ocupa espaço”. rs
      Obrigado pela visita! Grande abraço!

  3. Estou no 3º Período de administração e estamos estudando entre muitas coisas a adhocracia, este arquivo foi de suma importância para mim.

  4. Não conhecia a Adhocracia, a princípio pensei que fosse alguma forma de governo. :P

    De ‘Ad hoc’ conheço apenas os tribunais, também chamados ‘tribunais de exceção’, como por exemplo, o tribunal de Nuremberg, o qual julgou os crimes realizados pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Esses tribunais são proibidos por nossa legislação, mas aí é muito direito para pouca administração. Parabéns pelo blog! :)

  5. Gustavo boa tarde, gostei muito da sua explicação.

    Se possível gostaria que você me informasse um pouco mais, agora já é sobre o DESENHO ORGANIZACIONAL!

  6. Muito obrigado, Gustavo! Estou fazendo vários concursos para o cargo de Administrador e em todos eles o termo vem aparecendo… e com questões cada vez mais complexas sobre o tema. Abraço!

  7. Um exemplo: Para desenhar e entregar um produto perecível classe A, que ganhos teria em utilizar o modelo de Adhocracia? considerando suas caracteristicas e tendo a autenticidade e beleza como prioridade.

  8. Não conhecia esta palavra, nem seu significado, mas é mais um conhecimento, prefiro as empresas burocráticas, trabalho numa e normais e regras não me atrapalham em nada.

  9. Boa noite…. achei muito interessante sua explicação, estou na primeira fase do curso de Gestão de RH, e hoje um dos assuntos abordados foi sobre burocracia e adhocracia… ficou mais claro…
    Continue compartilhando seus conhecimentos… Parabéns por sua iniciativa….

Deixe um comentário