Você sabe o que é um modelo de negócios?

6
104 Flares 104 Flares ×

Quando se fala em empreendorismo, o termo plano de negócios é amplamente difundido, já escrevemos diversos artigos sobre o gênero aqui no Sobre Administração, porém hoje vou apresentar para vocês um segundo documento de muita importância para o sucesso de seu empreendimento, o modelo de negócios.

O modelo de negócios, por definição, deveria ser desenvolvido antes mesmo da construção do seu plano de negócios. Na verdade, muitos autores questionam se pode ser desenvolvido um bom plano de negócios sem um bom modelo de negócios previamente estabelecido. Para te ajudar nesta conclusão, vamos compreender o que é um modelo de negócios.

Você sabe o que é um modelo de negócios?

O modelo de negócios é um documento na qual sua empresa desenvolve os conceitos de entrega de valor aos seus públicos de interesse, sejam eles shareholders (acionistas) ou stakeholders (colaboradores) de sua empresa. Ele, geralmente, é formado por conceitos utilizados no desenvolvimento da empresa, sendo os mais comuns:

  • Conceito do negócio;
  • Como será sua estrutura;
  • Quais necessidades você está suprindo e quem possui estas necessidades;
  • Como pretende se manter competitivo;
  • Como seus clientes vão conhecer sua solução a suas necessidades;
  • O que vai trazer de novo ao mercado?

O desenvolvimento de um modelo de negócios pode começar de forma mais abstrata que o plano de negócios, que é um documento geralmente mais formal, com suas ideias já prontas. O modelo de negócios permite a você brincar com as diferentes possibilidades antes da formalização de sua empresa, sendo um processo às vezes demorado, baseado em tentativa e erro.

E por fim, procure pensar em todas as possíveis abrangências para seu modelo de negócios, tente antecipar problemas e procure formalizar como sua empresa vai conseguir superá-los, teste-o com seus amigos, com seu network, procure empresas que tem uma proposta parecida com a sua e estude-as. Desta forma, você terá muitas informações importantes que irão lhe auxiliar na hora de criar um modelo de negócios de sucesso. Capriche nesta etapa de desenvolvimento e colha os frutos no futuro.

6 COMENTÁRIOS

  1. Cláudio, John Mullins enumera algumas características de um modelo de negócios:

    – como se obtém receita e margem bruta
    – como se retiram disso as despesas operacionais
    – como a empresa lida com o capital de giro e os investimentos

    Fiz um resumo de um artigo dele (5 bastiões do Modelo de Negócio) no meu blog Opinião de Administrador.
    Vale também conferir o artigo de Mark W. Johnson, Clayton M. Christensen e Henning Kagerman, Reinvente seu modelo de negócios, publicado na revista Harvard Business Review (Brasil) de Dezembro 2008. Onde ele enumera quatro características de um modelo de negócios:

    – Proposta de valor ao cliente
    – Fórmula de Lucro
    – Principais recursos
    – Principais processos

Deixe um comentário